Pular para o conteúdo principal

O NATAL

Eu poderia iniciar esse texto discorrendo sobre como a data comemorativa do natal, embora se refira, para nós cristãos, à comemoração do nascimento de Jesus, não representa, em suas origens, uma festividade cristã.
Poderia explanar sobre como o mês de dezembro foi escolhido para ser o Natal dos cristãos, não obstante, hoje se saiba, que não foi o mês real do nascimento de Jesus.
Falaria como motivações políticas e financeiras levaram a Igreja Antiga e ao governo romano a se unirem para, numa mescla de festividades pagãs e comemoração cristã, criarem a data do Natal.
Poderia ainda comentar sobre os elementos e símbolos pagãos que, com o passar do tempo, foram introduzidos na comemoração cristã do Natal.

O "espírito de natal"

No entanto, embora saiba não representar de fato, repito, a data do nascimento de Jesus, quero falar do espírito que norteia, ou ao menos deveria nortear, essa data comemorativa.
Se nos empenhamos em separar uma data no calendário anual para comemorarmos a Cristo, devemos atentar para o fato de que Ele nunca estimulou o consumo desenfreado, a troca de presentes ou as festas regadas a bebedeiras e lascívias como ocorre nos dias atuais, tornando a festa natalina apenas uma prévia para o carnaval, essa uma festa explicitamente pagã.
Nm. 6.25
É louvável o coração sincero que, estimulado pelas comemorações natalinas, passa a distribuir presentes numa demonstração de amor pelas pessoas, mais louvável ainda quando essa distribuição ocorre em benefício daqueles mais necessitados, porém se nosso amor pelo semelhante se reduz a distribuição de presentes em uma data específica, que tipo de sentimento tem dominado nosso coração nos outros 364 ou 365 dias do ano?
O grande presente que Jesus tem não é algo que necessite de dinheiro para adquiri-lo, porém, nem por isso, é algo barato, muito pelo contrário, é um presente muito caro: a nossa salvação.
Caro porque custou Sua própria vida, a vida do filho unigênito do Pai (Jo. 3.16) e foi com o Seu sangue que Cristo nos libertou da morte do pecado (Lc. 22.20). Foi humilhado no madeiro (Gl.3.13) que Cristo estregou sua vida por nós, e foi para nos salvar que Ele se esvaziou da condição de Deus e nasceu no nosso meio (Fp. 2.7).
Seus milagres, Suas palavras, Seus exemplos, tudo isso tinham a intenção de corroborar sua missão aqui na terra: a nossa salvação, motivo maior do seu nascimento entre nós.

Do que fala o Natal

É disso que fala o natal, é esse espírito que deve trazer tal comemoração: o espírito de um amor tão infinito, tão incompreensível que entregou sua própria vida por amor da humanidade pecadora.
O próprio Jesus disse que ninguém tem amor maior do que o de dar a própria vida em favor dos seus amigos (Jo.15.13). Porém nós éramos seus inimigos e O crucificamos, e continuamos sendo, muitas vezes, quando o crucificamos outra vez (Hb. 6.6), porque não O damos de beber, não O alimentamos, não o hospedamos (Mt. 25.41-46).

Vamos falar de Jesus para nossa família, nossos vizinhos, nossos colegas, nossos amigos, nossos inimigos. 

É muito bom dar e receber presentes, não há mal nisso, porém se a felicidade que podemos dar a alguém está fundamentada em objetos, percebamos que o que estamos distribuindo, no máximo, alcança o patamar da alegria momentânea, jamais a real felicidade.
Nada mais justo que, se a comemoração é para Cristo, fazermos o que Ele nos pediu para fazer: Ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura (Mc. 16.15).
Ele nos trouxe o maior presente: nossa salvação. Porque então não cuidamos de, também no dia que comemorarmos seu nascimento, distribuirmos essa oferta?
Vamos falar de Jesus para nossa família, nossos vizinhos, nossos colegas, nossos amigos, nossos inimigos. Vamos viver Jesus em nosso lar, nosso bairro, nosso trabalho, nossa escola. Vamos ser imitadores de Deus (Ef. 5.1) e buscar que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre nós (Nm. 6.25).
E, também, vamos nos dar um presente, sim, por que não? Vamos deixar Cristo viver em nós (Gl. 2.20) porque desta forma o verdadeiro espírito do natal, o Espírito Santo de Deus, estará eternamente conosco e, sem dúvida alguma, esse é o melhor presente que podemos ganhar, pois, está com Cristo é incomparavelmente melhor (Fp. 1.23).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. Um homem que nasceu com um único objetivo, se sacrificar pela humanidade, um homem que nasceu há mais de 2000 anos para entregar a palavra de Deus e purificar os homens. Natal é mais que uma data comercial, natal é a data de aceitar Jesus em seu coração.

    ResponderExcluir
  2. É verdade irmão, aceitar em espírito e em verdade. Fique na paz.

    ResponderExcluir
  3. Excelente mensagem irmão, estavas inspirado!
    Realmente falar do Cristo nos provoca esta reação!
    Bela mensagem!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado irmã. Toda honra e toda glória ao Senhor. Fique na Paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe