Pular para o conteúdo principal

AS OBRAS DO HOMEM

Quando lemos a narrativa da queda do gênero humano no pecado, no capítulo 3 do livro de Gênesis, apreendemos um grande número de verdades fundamentais.
Quero me ater neste texto em apenas duas delas: a infinita misericórdia de Deus; e a nossa incompetência para acharmos o caminho e a solução para nossas vidas.
Ao pecarem, homem e mulher, se afastaram de Deus (Gn. 3.10). O Senhor, lhes deu a oportunidade de se arrependerem (Gn. 3.11), mas o que eles fizeram foi criar desculpas e buscar alguém para responsabilizar pelo próprio erro (Gn. 3.12-13). Deus, então, informa ao homem, à mulher e à serpente das consequências de seus atos em suas vidas e em toda a criação na terra. (Gn. 3. 14-19).

A misericórdia de Deus

Is. 59.6
Neste ponto se revela a grande misericórdia de Deus. O ser humano havia desobedecido a Deus e caído em pecado e, em virtude dessa queda, teria de ser expulso do Jardim do Éden pois, como sabemos, em Deus não há treva alguma (1Jo. 1.5) e como só permanecem juntos aqueles que estão em comunhão (Am. 3.3), não poderia haver comunhão entre Deus e o pecado.
Homem e mulher, ao pecarem, procuraram esconder sua nudez e coseram cintas com folhas de figueira para si (Gn. 3.7). Deus, antes mesmo de expulsá-los do paraíso, deu-lhes vestimentas de pele (Gn. 3.21) e não apenas deu, mas também os vestiu.
Percebamos que Deus haveria de usar de justiça para com o casal pecador expulsando-os do paraíso. Deus não muda (Ml. 3.6) nem mente ou se arrepende em sua essência (Nm.23.19) e Ele já havia alertado ao homem sobre as consequências da desobediência (Gn. 2. 16-17), portanto Adão e Eva não poderiam permanecer no Éden.
Porém, em Deus a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tg. 2.13) e por isso, antes mesmo de Ele os deixar fora do paraíso sujeitos às consequências do próprio pecado, retira aquela cinta frágil e insuficiente que o próprio homem havia feito para tentar resolver seu problema, e os veste com uma vestimenta de pele.
Deus não deixou de executar seu juízo, Ele os expulsou do paraíso, a morte espiritual estava concretizada e o início do processo de deterioração humana estava efetivado, no entanto, antes de tudo isso, Deus usou de misericórdia, e ao retirar-lhes a cinta de folha de figueira e vestir-lhes com vestimentas de pele era como se o próprio Deus lhes dissesse: “Vocês não estão seguros, vocês não sabem se cuidar, deixem que Eu lhes protejo, Eu cuido de suas vidas. ”

Nossas obras são ineficazes

Deus não deixou de ser justo, mas antes, Ele foi misericordioso. E nesse ato da infinita misericórdia de Deus é que encontramos a segunda verdade que quero comentar: a revelação de que as obras humanas são ineficazes. Nossas obras são incapazes de resolver nosso real problema, a nossa salvação.
Percebamos que o homem ao querer resolver o problema das consequências do pecado que acabara de cometer, ao querer resolver sua nudez, revelava quão pequena era sua compreensão, pois, naquele momento, após desobedecer uma ordem direta do Senhor, achou que o único problema que tinha era o fato de estar nu. Ele não havia percebido a gravidade do erro cometido.
Na verdade, o que ele buscava fazer era esconder o seu erro, por isso buscou encobrir sua nudez (Gn. 3.7), por isso se escondeu quando ouviu a voz do Senhor (Gn. 3.8).

...somos pecadores e qualquer obra nossa, por mais bem-intencionada que seja, é ineficaz se ela não for guiada por Deus...

Porém, a obra do homem não é capaz de resolver sua vida porque, por melhor que seja a intenção humana, sua obra sempre está contaminada pelo pecado, simplesmente pelo fato de que somos pecadores.
O profeta Isaias, inspirado por Deus, falando ao povo de Israel, revela como são as nossas obras, quando diz: “As suas teias não se prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem, as obras deles são obras de iniquidade, obra de violência há nas suas mãos. ” (Is. 59.6)
Quando Adão e Eva se cobriram com folhas de figueira, eles já haviam pecado, já estavam contaminados, sua criação, qualquer que fosse ela, já não serviria mais porque eram obras de iniquidade, manchadas pela violência do pecado.
Da mesma forma, somos pecadores e qualquer obra nossa, por mais bem-intencionada que seja, é ineficaz se ela não for guiada por Deus, pois, somos incapazes de fazer algo completamente puro e reto sem a presença do Senhor, porque nossos desígnios são maus desde a mocidade (Gn. 8.21).
Por isso Deus, ao vestir Adão e Eva com vestimentas de pele, usando de sua infinita misericórdia, declarava com seu ato que o homem é incapaz de resolver o problema do pecado e da morte por si mesmo, mas apenas Ele mesmo, o Pai, na pessoa do Filho, por sua graça é capaz de nos restabelecer a verdadeira vida (Rm. 5.18). 

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. Muito bom irmão! Principalmente quando falas da nossa incompetência e pequenez, e da infinita misericórdia que Deus por nós.
    Feliz daquele(a) que já encontrou o caminho novo!
    Deus Te Abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda honra e toda glória ao Senhor. Amém. Deus continue te cobrindo de bençãos infinitas!

      Excluir
  2. Muito bom irmão! Principalmente quando falas da nossa incompetência e pequenez, e da infinita misericórdia que Deus por nós.
    Feliz daquele(a) que já encontrou o caminho novo!
    Deus Te Abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe