Pular para o conteúdo principal

DAVI, SALOMÃO, JESUS E O TEMPLO - PARTE 2

Na Primeira Parte deste Estudo afirmamos que o texto que encontramos em 1 Crônicas, capítulo 17, versículos 1 a 15 relatam a aliança que Deus fez com Davi a respeito da construção do Templo, mas também revela algo a respeito de Jesus Cristo e percebemos uma relação entre os versículos 9 e 10 do texto de Crônicas com as Palavras de Jesus.
Neste post buscaremos compreender como algumas palavras utilizadas na língua original indicam que o texto não se trata apenas de um relato histórico e como afirmações feitas no versículo 12 apresentam Cristo.
No versículo 11 do relato de 1 Crônicas Deus diz: “Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. ” (1Cr.17.11).

As palavras hebraicas

Mc. 10.47
Deus revela a Davi que após sua morte Ele levantará de Davi um descendente (זַרְעֲ [zar] em hebraico) e que esse descendente será dos filhos dele (מִבָּנֶיךָ [mibbâneykha] em hebraico) e que o Senhor estabelecerá o seu reino. A palavra hebraica זַרְעֲ [zar], embora possa ser entendida como filho, é mais abrangente e designa um descendente, podendo ser um filho direto ou não. Se a ideia do escritor inspirado por Deus fosse afirmar apenas algo a respeito de Salomão ele poderia ter utilizado as palavras hebraicas בן (ben) ou ילד (yéled) que são mais restritas ao significado de filho. Foi a palavra בן (ben) que o escritor utilizou quando quis afirmar que o descendente de Davi seria de seus filhos.
Na genealogia de Jesus, Cristo aparece como descendente de Davi (Mt. 1.1-17). “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim” disse o cego de Jericó (Mc. 10.47).

A casa do Senhor

No versículo 12 Deus afirma: “Esse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre. ” (1Cr. 17.12). Aqui precisamos notar dois pontos importantes: o primeiro é que pelo ângulo da historicidade, ou seja, ao se referir a Salomão, de fato foi ele quem edificou o Templo do Senhor. Pelo ângulo da revelação tipológica o corpo de Cristo é a casa de Deus. Lembremos que o corpo é o templo do Espírito Santo (1Co. 6.19).
O segundo ponto é que o trono de Israel não foi estabelecido para sempre, basta seguirmos com a leitura do livro de Crônicas para percebermos que já a partir dos filhos de Salomão o reinado de Israel começou a desmoronar, portanto essas palavras do Senhor não podem se referir ao reino material.
Na nossa próxima postagem do blog Preceitos de Fé continuaremos este estudo, esclarecendo como o texto contido no versículo 13 se relaciona com relatos do Novo Testamento e como ele se constitui em revelações tipológicas de Jesus, então até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe