Pular para o conteúdo principal

DAVI, SALOMÃO, JESUS E O TEMPLO - PARTE 3

Na Primeira Parte deste estudo afirmamos que o texto que encontramos em 1 Crônicas, capítulo 17, versículos 1 a 15 relata a aliança que Deus fez com Davi a respeito da construção do Templo, mas também revela algo a respeito de Jesus Cristo e percebemos uma relação entre os versículos 9 e 10 do texto de Crônicas com as Palavras de Jesus.
Na Segunda Parte buscamos compreender como algumas palavras utilizadas na língua original indicam que o texto não se trata apenas de um relato histórico e como afirmações feitas no versículo 12 apresentam Cristo.
Neste post faremos uma análise do versículo 13 de 1 Crônicas onde Deus revela que será por Pai do descendente de Davi e buscaremos compreender porque essa afirmação se acomoda mais na pessoa de Jesus do que de Salomão.

O Pai e o Filho

Hb. 1.7
No versículo 13 de 1 Crônicas Deus revela: “Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; a minha misericórdia não apartarei dele, como a retirei daquele que foi antes de ti. ” (1Cr. 17.13).
O povo de Israel não se enxergava como filhos de Deus, mas como filhos de Abraão, diversas passagens bíblicas mostram os israelitas se denominando filhos de Abraão. Porém Deus diz que aquele descendente de Davi escolhido por Ele para construir Sua casa seria Seu Filho e afirmou que ele O teria por Pai.
Vemos nos evangelhos diversos relatos em que Jesus se refere a Deus como seu Pai, essa afirmação inclusive foi um dos motivos de os judeus o considerarem blasfemo e o condenarem à morte: “Responderam-lhe os judeus: Temos uma lei, e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus. ” (Jo. 19.7).

O texto da epístola aos hebreus

O escritor da epístola aos hebreus ao comparar Jesus com os anjos revela: “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? ” (Hb. 1.5) e mais adiante, ainda no mesmo capítulo 1 diz: “Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. ” (Hb. 1.7-8).
A epístola aos hebreus se refere a Jesus como Filho de Deus e afirma a eternidade de Seu Reino, como já havia revelado o livro de Crônicas.
Como o texto de 1 Crônicas é também o relato de um fato, após fazer essas revelações a respeito de Jesus o versículo 13 volta a falar de Salomão ao se referir à misericórdia que Deus terá por ele e ao compará-lo com Saul.

A epístola aos hebreus se refere a Jesus como Filho de Deus e afirma a eternidade de Seu Reino, como já havia revelado o livro de Crônicas.

Na nossa próxima e última postagem do blog Preceitos de Fé a respeito desse tema encerraremos o estudo, esclarecendo como o texto contido no versículo 14 se relaciona com o relato do batismo de Jesus, no Novo Testamento, fechando assim a revelação tipológica a respeito da Jesus Cristo, então até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe