Pular para o conteúdo principal

DAVI, SALOMÃO, JESUS E O TEMPLO

Quando Deus faz aliança com Davi e lhe fala a respeito da construção do templo que o rei estava desejando construir ao Senhor, o texto de 1 Crônicas capítulo 17, versículos de 1 a 15 anuncia a vinda e o reino eterno de Jesus.
Por se tratar de um tema complexo, onde precisarei dizer inclusive um pouco a respeito de tipologia bíblica, quero propor um estudo em quatro partes a serem publicadas em sequência nas postagens do Blog Preceitos de Fé.
O texto de 1 Crônicas relata que o Rei Davi se sentiu incomodado por morar em uma “casa de cedros, mas a arca da Aliança do Senhor se acha numa tenda” (1Cr. 17.1). Comunicou então ao profeta Natã seu desejo de construir uma casa, um templo, ao Senhor. O profeta, reconhecendo que Deus o havia abençoado e o escolhido como Rei, entendeu ser boa essa iniciativa de Davi e disse-lhe: “Faze tudo quanto está no teu coração, porque Deus é contigo. ” (1Cr. 17.2).

O início da revelação

Jo. 14.2-3
Porém os pensamentos de Deus não são os nossos (Is. 55.8), e em Sua Sabedoria infinita, Deus, naquela mesma noite ordenou que o profeta voltasse a Davi e lhe falasse Suas palavras.
Deus, então, por meio do profeta Natã, fala a Davi que não seria ele a construir o templo, mas seu filho Salomão, porém as palavras do Senhor também fazem uma profunda revelação a respeito de Jesus.
Aqui cabe uma explicação: O texto bíblico possui, em muitas passagens, nas entrelinhas do relato histórico, um segundo significado revelador, ou seja, uma revelação de Deus que está colocada na descrição do fato histórico. Essa forma de construção textual é denominada pelos teólogos de tipologia bíblica e, nesse caso que analisamos aqui, a revelação aponta para Jesus.
Deus então diz, por meio de Natã, ao rei Davi que ele não edificará casa ao Senhor porque em nenhuma casa Ele havia habitado até aquele dia e que em momento algum havia pedido para que se lhe construíssem alguma casa. O Senhor, então lembra a Davi que o havia escolhido dentre os mais improváveis para ser rei de Israel e que havia estado com ele em todos os lugares e havia eliminado seus inimigos (1Cr. 17. 4-8).

O texto bíblico possui, em muitas passagens, nas entrelinhas do relato histórico, um segundo significado revelador, ou seja, uma revelação de Deus que está colocada na descrição do fato histórico.

As palavras de Jesus

A partir desse ponto a revelação tipológica surge, os versículos 9 e 10 dizem: “Prepararei lugar para o meu povo de Israel e o plantarei para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado; e jamais os filhos da perversidade o oprimam, como dantes, desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel; porém abati todos os teus inimigos e também te fiz saber que o SENHOR te edificaria uma casa. ”. (1Cr. 17.9-10).
Percebamos a relação que há entre o texto desses dois versículos com as palavras de Jesus relatadas no evangelho de João: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. ” (Jo. 14.2-3)
Porém o conteúdo de revelação divina inserido neste relato histórico está apenas iniciando, na nossa próxima postagem do blog Preceitos de Fé continuaremos este estudo, analisando como os versículos seguintes revelam a Jesus, então até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe